terça-feira, 31 de agosto de 2010

OS PEDESTRES E O TRÂNSITO

A cada ano, no país, mais de 13.000 pedestres morrem vítimas do trânsito e mais de 60.000 são feridos.
Por serem os usuários mais vulneráveis, os pedestres representam cerca de 25% dos mortos no trânsito e 15% dos feridos.

Objetivos de segurança rodoviária:
  • Tomar consciência dos riscos enfrentados pelos pedestres e das regras e deveres a serem adotados por estes usuários para evitar acidentes.
Objetivos pedagógicos:
. Identificar as diferenças entre um texto referencial ou informativo e um texto apelativo, onde há ordens, sugestões ou pedidos. 

     O que o pedestre deve saber: 

      . Estar sempre atento ao trânsito.
      . Sempre utilizar as facilidades previstas para os pedestres: calçadas, faixas, passarelas, etc., quando houver estas facilidades.
      . Onde houver semáforos, atravessar somente no sinal verde.
      . Onde não houver faixa para pedestres, ser extremamente prudente ao atravessar e não contar que os motoristas vão reduzir a velocidade.
      . Onde não houver calçada, ser extremamente prudente se tiver que caminhar, mesmo no acostamento. A circulação deve ser feita pelas bordas da pista, em fila única, e no sentido contrário ao dos veículos.
      . Usar roupas claras se tiver que caminhar à noite.
      .Usar faixas refletivas nos braços ou colocá-las na roupa ou na mochila, caso seja obrigado a caminhar à noite.

    1. Estatísticas
    As estatísticas sobre mortes e ferimentos em atropelamentos são estarrecedoras: mais de 13.000 mortos e 60.000 feridos por ano. Os pedestres representam 26% das vítimas fatais de acidentes de trânsito.
    Esta proporção é muito maior entre os adolescentes, como mostra o diagrama abaixo:


    55% dos jovens de 10 a 14 anos que morrem no trânsito são pedestres.
    Daí a importância das precauções a serem tomadas quando andarmos na proximidade do trânsito.

    2. Onde ocorrem os acidentes

     Algumas das conclusões e observações publicadas são muito relevantes, como as seguintes:
    • 78,5% dos atropelamentos ocorreram em vias urbanas.
    • Crescente número de atropelamentos em áreas suburbanas. Essas áreas têm maior probabilidade de apresentar um trânsito mais denso; maior média de velocidade permitida e praticada; menor número de equipamentos defensivos; menor controle do tráfego; e menos alternativas que não a rua como local de lazer.
    • Uma quantidade significativa dos atropelamentos ocorre em interseções. É também substancial a ocorrência de acidentes envolvendo pedestres quando os veículos estão mudando de direção para a esquerda.
    • Outra situação comum nos atropelamentos é caracterizada pelo “aparecimento” do pedestre na rua de forma repentina, saindo por entre árvores, placas, postes ou outros obstáculos à visão do condutor, dando a este pouco tempo e espaço para reação.
    • Um exemplo comum é o de crianças que surgem correndo por entre carros estacionados ao longo do meio-fio.

    Travessia de vias - Regras de travessia

    O primeiro fator de risco para os pedestres é a travessia das vias. As situações encontradas podem ser as mais diversas.

     

    Faixas de pedestres com semáforo

    ATENÇÃO

    Ao atravessar, obedeça sempre à sinalização, não somente por sua causa, mas também pelos outros.
    Se você atravessar enquanto o sinal para pedestre estiver vermelho, alguém pode imitá-lo sem ter visto algum veículo chegando que você já teria visto antes e calculado que daria tempo de atravessar.

                                            "Quem não respeita o vermelho não merece o verde"

    Grupo atravessando fora da faixa de pedestres. O risco de ser atropelado pelo ônibus que está chegando na terceira fila e pode não ter visto o pessoal atravessando ou somente vê-lo tarde demais para evitar o acidente é muito grande.
    A maioria dos acidentes de travessia acontece em lugares onde não há qualquer facilidade para os pedestres. Isto corresponde à característica A de locais de acidentes descrita acima. Frequentemente, existe uma facilidade na vizinhança, porém o usuário julga que ela esteja longe demais.

    Conselhos para pais e educadores:

    -  Deve ser iniciado desde os 3 anos de idade o aprendizado do tráfego na rua, através da observação quotidiana.

    Explicar de forma simples as regras a obedecer:

    • Utilizar as faixas de pedestres;
    • Somente atravessar quando o sinal estiver verde para os pedestres;
    • Observar se os veículos estão realmente parados antes de atravessar;
    • Nunca correr.
    Dar o exemplo, respeitando escrupulosamente todas as regras ensinadas às crianças.

    Enquanto as crianças não tiverem assimilado essas regras de prudência, deve-se vigiá-las e acompanhá-las.

    - Vestir as crianças com roupas claras ou de cores vivas. Equipá-las com uma pasta ou mochila de tecido reflexivo caso elas tenham que caminhar na borda da pista quando estiver escuro.

    - Fazer com que as crianças desçam do carro do lado da calçada.

    Trecho retirado do site :
    Esses dados são de grande relevância e  conhecê-los contribuirá para  educação e  comportamento responsável no trânsito e consequentemente, na vida social. 
    Ass.: Carla Souza da Glória 



    Um comentário:

    1. Cara Clara

      Excelente matéria.

      Contudo não aborda um problema tradicional de travessias de pedestres aparentemente perfeitas mas totalmente fora de realidade.

      Travessias que impõem ao pedestre um caminho que não atende às suas reais necessidades.

      Por exemplo, afastadas de ponotos de ônibus.

      Abraços, saude e Paz de Cristo
      Luiz Carlos/MPmemória.

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