domingo, 19 de setembro de 2010

Projeto Pedagógico "Amigos do Trânsito"

                                                  Amigos do Trânsito

Projeto apresentado para desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito envolvendo a leitura e escrita.

Introdução

A partir da exibição do filme "Carros" para os alunos e conhecendo a sua leitura de mundo, as crianças provavelmente apresentarão uma curiosidade em relação as placas de trânsito, tendo  também como primordial uma visão de aprendizagem significativa de leitura e escrita, não somente de textos escritos, mas também de textos imagéticos e reconhecendo a importância da interação das crianças com o mundo, com objetos, com textos e imagens à sua volta para que elas possam aprender pensando e refletindo para estabelecer relações entre esse mundo e o que o representa.
Após o filme assistido, programa-se para um dia, um passeio pela cidade para reconhecimento de placas de trânsito, levando as crianças a vivenciarem as situações de trânsito para refletirem e opinarem sobre o assunto. Mais tarde, o professor irá propôr a confecção de um texto coletivo com as opiniões das crianças. Na aula seguinte, as crianças junto do professor, confeccionam placas com papéis, papelão e tintas para colocar exposicionada na escola.
Durante o desenvolvimento do projeto, trabalha-se além da leitura e escrita, questões relacionadas a direitos e deveres e acima de tudo, a cidadania.
  
Justificativa

O projeto pedagógico nomeado Amigos do Trânsito, justifica-se pela possibilidade de interação dos alunos em classes de 2º ao 5º anos, com vários tipos de textos diferentes como, os escritos e imagéticos que se encontram em placas nas ruas e rodovia da cidade, para que tenham a possibilidade de aprender pensando, brincando e refletindo no estabelecimento das relações entre o mundo e as diferentes linguagens, imagens, objetos e textos que o representa, tendo como ponto primordial, uma aprendizagem significativa da leitura e escrita.

 Objetivos:
. Familiarizar os alunos com os diferentes tipos de textos escritos e imagéticos encontrados em placas de trânsito  
. Favorecer o conhecimento e o respeito às regras de trânsito
. Ajudar as crianças a refletirem sobre os símbolos das placas e entenderem seus significados
. Estimulá-las a opinar,  refletir e argumentar
. Respeitar as diferenças e favorecer a solidariedade
. Conscientizá-los sobre seus direitos e deveres sobre segurança no trânsito, para que se formem alunos cidadãos
. Favorecer o reconhecimento de palavras comuns, os diferentes tipos de letras e números presentes nas placas de sinalização
. Estimular à pesquisa e a análise das palavras nas placas
. Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso

Metodologia

A primeira etapa será a exibição  para as crianças do filme "Carros" da Disney.
Sinopse do filme: O filme conta a história de uma carro de corrida estreante e ambicioso.  A caminho de uma cidade na qual ocorreria  a tão sonhada taça "Pistão", o carro se perde e acaba em uma cidade pacata e faz amizade com os residentes locais que ajudan-no a ver que há coisas mais importantes que troféus e fama.
Após a exibição do filme, a professora, através de uma conversa descontraída, passa a estimular os alunos a refletirem sobre as possíveis causas de o carrinho (personagem principal do filme) ter se perdido durante a viagem para a cidade na qual ocorreria a corrida.
Questionamentos:
. Quem já viajou para outra cidade?
. O que vocês viram nas estradas?
. Vocês viram placas?
. Vocês sabem o que elas significam?


Na terceira etapa, as crianças desenharão uma cena do filme, de preferência uma que contenha placas.
Marca-se com os alunos (através de autorização dos pais), o passeio pela cidade para a observação e registro de placas de sinalização em ruas e rodovia. 
A quarta e última etapa, será ao dia do passeio, onde as crianças passearão pela cidade com o professor e auxiliares e observarão as placas. O professor media, provocando aos alunos a formularem hipóteses sobre o significado de cada placa observada e fotografada. Ao retornarem à escola, as crianças irão construir um texto coletivo sobre o passeio, dando ênfase ao significado das placas e em um segundo momento, serão confeccionadas placas com materiais como; papelão, cartolina e tinta, para serem expostos na escola.

O Projeto apresentado aqui, foi elaborado pelo grupo, com a intenção de auxiliar professores interessados em trabalhar com os alunos o tema trânsito junto à leitura e escrita, em todos seus aspectos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário